A CARA DA HEPATITE C


Evento : Lançamento da Campanha QUAL A CARA DA HEPATITE C?

"A epidemia oculta: os desafios no enfrentamento da hepatite C no Brasil!"

 

Quinta-Feira 04 de agosto de 2011 - 09:00 - 12:00 horas

Auditório do Conselho Regional de Psicologia, na Rua Arruda Alvim, 89, (Jardim Paulista) São Paulo – SP, CEP: 05410-020

 

Coordenador Técnico: Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo

Médico Infectologista HC-FMUSP, Diretor Técnico do Grupo Esperança

 

Ong´s organizadoras:

- Jeová Pessin Fragoso -Grupo Esperança - Santos/SP

- Carlos Varaldo - Grupo Otimismo - Rio de Janeiro/RJ

- Júlio Caetano - GADA - São José do Rio Preto, SP

- Francisco Martucci - C Tem Que Saber C Tem Que Curar - São Manoel/SP

Programação

09:00 - Abertura: com as autoridades presentes/confirmadas (breve saudação)

09:15-09:30 - Apresentação dos dados de prevalência e impactos estimados da hepatite C e o por que da faixa etária (maior  40 anos e idosos) escolhida para o conceito da "cara" da hepatite C.

09:30-09:45 - Apresentação do Portal das Hepatites (www.portaldashepatites.med.br) - Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo

09:45 - 11:00 - Mesa Redonda - "Hepatite C: uma única doença, diferentes possibilidades"

Moderadores - ONGs organizadoras

Debatedores

- Secretário de Atenção a Saúde: Dr.Jarbas Barbosa

- Presidente do COSEMS-SP: Dr.Ademar Arthur Chioro dos Reis

- Prof. Venâncio Avancini – Prof. Titular de Patologia da FMUSP

- Prof. Antonio Alci Barone – Professor Titular de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP

- Dr.Evaldo Stanislau Affonso de Araújo – Médico Infectologista HC-FMUSP

11:00 - Q&A (para a mídia e público)

12:00 - Encerramento

Resumo dos acontecimentos

Perante um auditório totalmente lotado foi apresentado o panorama geral da situação da hepatite C, onde nos encontramos na atualidade, o que está sendo feito e articulado entre os governos federal, estaduais e municipais, dados foram mostrados e o planejamento de novas ações discutido.

A discussão abrangeu pontos como a introdução dos testes rápidos para hepatite B e C, sendo solicitado que os mesmos não deveriam ficar restritos a alguns centros de testagem e deveriam ser disponibilizados em toda a rede pública, sem burocracia, já que se trata de testes de triagem e não de diagnostico.

A rede de atendimento está praticamente com 100% da sua capacidade comprometida, mas não se observa alguma ação para aumentar sua capacidade.  As notificações continuam sem ser realizadas devido à infernal burocracia que representa o sistema atual, motivo pelo qual a maioria não é realizada. 

A biópsia e os exames de biologia molecular (carga viral e genotipagem) estão em falta em vários estados ou existem filas de espera que podem levar meses para quem depende do sistema público. 

Quando discutido sobre a introdução dos inibidores de proteases no protocolo de tratamento pelo SUS, o ministério respondeu que primeiro deveremos aguardar o registro de preço na CEMED, para que então o medicamento tenha autorização de comercialização no Brasil.  Após isso deverá ser discutida a alteração do protocolo e a compra pelo governo, para somente então estar na rede pública.  Acreditamos que a disponibilização será para 2012, talvez no segundo semestre, dependendo dos trâmites burocráticos, orçamento e da vontade política.

Finalmente as ONGs presentes reclamaram da pouca visibilidade que está tendo a campanha realizada pelo ministério no dia 28 de julho.

No mesmo evento o Dr. Evaldo Stanislau apresentou um novo portal com informações sobre as hepatites, destinado a médicos e publico em geral, o qual já se encontra na internet em www.portaldashepatites.med.br  Um corpo médico responderá a perguntas realizadas por profissionais de saúde ou por portadores.  As ONGs Grupo Esperança, Grupo Otimismo, GADA e C Tem que Saber outorgam seu apoio à excelente idéia.

Agradecemos a força que deram ao evento as ONGs de varias regiões do país que prestigiaram o evento, entre elas a Transpática (SP), o Unidos Venceremos (SP), o Grupo Hércules (SC), o Grupo Gênesis (RJ), o Grupo Hepato Certo (RJ), o Grupo ABC Vida (CE), o Grupo C (DF), a ASTRAF (RS) e a APHERN (RN).

 

Voltar