MEGAPORTAL CIENTÍFICO


Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança mega-portal científico

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) lançou em 21 de maio passado, o Portal de Revistas da SES-SP (periodicos.ses.sp.bvs.br), com foco no fortalecimento da comunicação científica da saúde. A iniciativa visa contribuir para a operação das fontes de informação do portal e o aumento da visibilidade da produção científica e técnica da secretaria nos âmbitos local, regional e nacional. O Portal de Revistas dispõe, ainda, de uma interface que permite o acesso ágil às coleções de periódicos, com várias estratégias de pesquisa, como lista alfabética de títulos, busca por autor, por assuntos ou por palavras. Atualmente, já podem ser acessadas as seguintes publicações: Boletim do Instituto de Saúde (BIS), Revista do Instituto Adolfo Lutz, Cadernos de História da Ciência, Hansenologia Internationalis e Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA).  

De acordo com o coordenador de regiões de saúde da SES/SP, Dr. José Carlos Seixas, o papel do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) no desenvolvimento do Portal foi essencial para sua implantação, bem como para a difusão do conhecimento científico na área da saúde.  

No evento de lançamento do Portal, o diretor da BIREME, Dr. Abel Packer, destacou a relação histórica que a instituição tem com a produção e a popularização da ciência na área da saúde. Para ele, o papel da BIREME é promover a conexão entre sistemas de produção de conhecimento na área da saúde, devido à sua característica internacional e ao apoio governamental. “O conhecimento deve ser entendido como uma ferramenta de ação capaz de fomentar o poder de avaliação e decisão de indivíduos e instituições”, afirmou o diretor. Nesse sentido, o Portal de Revistas da SES-SP faz parte de um projeto amplo, que, além de prever publicação e acesso de todos os veículos técnico-científicos vinculados à Secretaria, está inserido em uma ampla rede de produção e difusão científicas, que incluem, além da BIREME, também as plataformas LILACS e SciELO, entre outras.  

Packer destacou que as produções científicas brasileiras estão aumentando gradativamente em todos os níveis (nacional e internacional) e ganhando visibilidade, embora algumas barreiras ainda devam ser superadas, como o idioma, por exemplo. No entanto, segundo ele, o Brasil encontra-se em uma posição privilegiada no que diz respeito ao acesso equitativo da informação. Além disso, sendo o Portal parte de um processo de ampliação e democratização de acesso, Packer afirma que a integração entre bibliotecas e redes de divulgação científica acarretará uma ampliação da oferta, levando a resultados coletivos e ao bem público.  

O acesso ao Portal de Revistas também pode ser feito pelo Portal Rede de Informação e Conhecimento (ses.sp.bvs.br), que reúne a base de dados dos trabalhos científicos produzidos nas 13 instituições de pesquisas da Secretaria, além dos bancos tradicionais de pesquisa internacionais. Núcleo de Comunicação Técnico-Científica  

http://periodicos.ses.sp.bvs.br      

http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso

Voltar

 
 
 
 
©2015. Grupo Esperança – Todos os Direitos Reservados