Teste de detecção da Hepatite C para Soropositivos HIV


Prezados amigos e parceiros,

Como contribuição...um aviso sobre o HCV para os portadores de HIV.

Atualmente as pessoas convivendo com HIV/Aids, devido ao avanço das terapias e ao contrário de pouco tempo atrás, estão podendo manter uma boa qualidade de vida, praticamente normal.

Conforme apurado e impresso em várias publicações, bem como proferido em aulas e palestras de especialistas de saúde, os avanços da terapia que permitiram essa condição favorável geraram até uma certa acomodação no que refere-se à prevenção e ao próprio tratamento.

Há então a preocupação de que os pacientes não diminuam em seus conceitos a importância de submeterem-se fielmente ao que é preconizado nos esquemas de monitoramento periódico, o que também deve incluir a testagem para o HCV - vírus da Hepatite C, uma infecção de altíssima cronicidade e que aponta uma prevalência de cerca de 30% de coinfecção nos portadores de HIV, o que a torna uma grande algoz nesses pacientes coinfectados, haja vista que acelera sobremaneira neles as graves formas evolutivas que causam danos irreparáveis ao fígado, como a cirrose e o hepatocarcinoma.

A testagem para as Hepatites Virais está inserida no protocolo de atenção aos portadores de HIV, mas vale o paciente conferir junto ao serviço/médico que lhe acompanha, se já foi testado para o tipo C. A data da testagem e se ela é realizada periodicamente também torna-se de grande valia.

Saudações fraternais,
Jeová Pessin Fragoso
Diretor Presidente

 
 
 
 
©2015. Grupo Esperança – Todos os Direitos Reservados