Cidades da região oferecem teste rápido para detectar hepatite C

 

Para ler a noticia original da Tribuna Digital, clique AQUI.

Atividades especiais serão realizadas na próxima segunda-feira em Guarujá, Itanhaém e Santos, para celebrar a luta mundial contra a hepatite, doença infecciosa que causa o comprometimento da função do fígado. Tão severo quanto o tipo C, a hepatite B faz cerca de 700 mil vítimas ao ano no mundo.

Em Guarujá, a Secretaria de Saúde realiza uma ação de conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados para a prevenção de Doenças Sexualmente Tramissíveis (DSTs) e hepatites. 



A iniciativa acontece das 8h30 às 16 horas, na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros, que fica na Rua Rouxinol, 25 – Jardim dos Pássaros.
 Durante a atividade, serão realizados exames, palestra e demonstrações dos cuidados que devem ser adotados pelos munícipes, para que fiquem imunes às patologias.

Já em Itanhaém, a testagem rápida para o diagnóstico da Hepatite do tipo “C” será realizada na Unidade de Pronto Atendimento de Itanhaém (UPA 24 horas). Outras ações, como a aplicação da vacina contra o agente do tipo “B” também estarão disponíveis à população durante a semana de combate à doença. 



No Município, até junho deste ano, foram levantados 162 casos de hepatite C e 79 cadastrados de hepatite B, que atualmente seguem em acompanhamento regular.

Em Santos, onde há atualmente 800 pacientes infectados pelos tipos B e C, uma programação especial está sendo desenvolvida, em parceria com a ONG Grupo Esperança. Também serão promovidos testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias), nas UBS Rádio Clube (Zona Noroeste) e Embaré e nas Usafas Caruara e Monte Cabrão, para a identificação da doença. Não é necessário estar em jejum. 



Veja a programação completa:

Zona Intermediária 


Centro de Testagem e Aconselhamento
(Rua Silva Jardim, 94, Vila Mathias) 

Dias 28 de julho e 1º de agosto, segunda e sexta, o dia inteiro 

Dias 29 e 31, terça e quinta, das 8h às 12h

Zona Noroeste – UBS Rádio Clube
Dia 29, terça – das 13h às 17h 



Área Continental
USF Caruara – Dia 30, quarta, das 8h às 12h
USF Monte Cabrão – Dia 30, quarta, das 13h às 17h
Zona da Orla – UBS Embaré
Dia 31, quinta – das 13h às 17h

Sobre a doença 



A hepatite é uma enfermidade que consiste na inflamação do fígado. O surgimento da doença pode estar relacionado por vírus, uso de alguns remédios, consumo de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

A doença é silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 
 


No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E que são mais frequentes nos continentes da África e Ásia. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e ainda não sabem.

O risco do estágio da doença evoluir para crônico, no caso do não diagnóstico precoce, é muito alto. E futuramente poderá causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. 



A recomendação para toda a população é realizar regularmente exames de rotina que detectarão a doença, além de procurar os postos de vacinação mais próximos. A dose é indicada para todas as pessoas.

Saiba como se prevenir:



>> Usar preservativos em todas as relações;

>> Usar seringas e agulhas individuais e descartáveis;

>> Usar lâminas de barbear, escova de dentes e alicates individuais;

>> Exigir materiais esterilizados e descartáveis na tatto, piercing, salão de beleza, dentista e atendimento médico;

>> Não compartilhar instrumentos (seringas, agulhas, cachimbos, canudinhos) no uso de drogas.

 
 
 
 
©2015. Grupo Esperança – Todos os Direitos Reservados