Reunião mensal


Nossa reunião mensal aconteceu na 5ª Feira, 21/01/2016 às 19h em nossa sede, no prédio do SINDIPETRO LP, Av. Cons. Nébias 248 Vl. Mathias na cidade de Santos.

TEMAS QUE FORAM ABORDADOS:

a) Orientação geral do Acesso aos novos medicamentos, Documentos e exames necessários para apresentação no AME Aparecida SUS.

b) Esclarecimento de dúvidas sobre quem está e quem não está contemplado para receber esses novos medicamentos, os períodos de duração, e a necessidade do numero do SINAN.

c) Os primeiros resultados na vida real dos pacientes usando os novos medicamentos orais livre do Interferon.

Todos sabem do grande jubilo da ciência em ter descoberto recentemente os novos medicamentos livres do Interferon e que agem diretamente contra o VHC, bem como a imensa esperança que todos os portadores estão para obterem a eliminação do vírus. Com o Ministério da Saúde disponibilizando pelo SUS, foi recompensado o esforço dos técnicos da saúde, gestores, de associações de pacientes como o Grupo Esperança, fabricantes e demais segmentos da sociedade que assim tanto almejavam.

Na Baixada Santista a distribuição está sendo feita desde o dia 27/11, e um pouco mais de 50 pacientes já estão em uso dos DAAs recebidos gratuitamente, e mais alguns que obtiveram através da justiça.

Realmente, através dos resultados iniciais desses pacientes, as expectativas referentes ao alto índice de negativação da ação do VHC estão se confirmando, bem como são muito poucas as queixas de supostas reações adversas que eles possam estar provocando. Na ocasião foi feito o relato por parte de alguns pacientes que tiveram o PCR indetectável, nos primeiros 40 dias de tratamento.

No entanto a forma de dispensação pelo AME de Santos e de outras localidades do estado de SP, demonstrou que há necessidade de um atendimento mais detalhado. No que pese a solicitude e educação dos dispensadores da farmácia, os pacientes estão sentindo falta de uma atenção maior, talvez de uma equipe multidisciplinar, pois o tratamento é curto, o que complica o contato frequente com o médico, e assim muitas dúvidas e necessidades de orientação estão surgindo.

Sendo assim tivemos as presenças da farmacêutica Danielli, nutricionista Ana Carolina e a psicóloga Sabrina, e dessa forma foi alinhavado um projeto para um levantamento das reações ocorridas entre pacientes que estão fazendo uso dos novos medicamentos e assim podermos entender um pouco melhor o novo tratamento. Essa é uma maneira de contribuirmos para ajudar a fazer com que o tratamento alcance o máximo de êxito. Ótimo então que podemos contar com essas competentes profissionais para nos auxiliarem. Pedimos a todos que já estão usando os novos medicamentos, ou que já protocolaram o pedido no AME ou que ainda estão juntando os exames para solicitar, para participar deste levantamento. Abra um espaço na sua agenda e venha participar conosco; é importante para tods nós.

Aproveitamos para informar que a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Hepatologia elaboraram no final de 2015 um novo consenso sobre os tratamentos livres de Interferon para a Hepatite C e você pode acessá-lo através do link: http://www.infectologia.org.br/wp-content/uploads/2016/01/Consenso-Hepatite-C-SBH-SBI-Final.pdf

Aprendizado e Lazer:

Foi divulgado nesta reunião que a nossa viagem para treinamento e capacitação dos voluntários está chegando. Será entre 04 a 06 de Março. Informações 3222-5724, de 3ª à 6ª Feira, das 14 às 17:00h. Reserve Já. Vagas Limitadas.

Se pode e deseja colaborar com a continuidade de nossa atividade, faça depósito de qualquer valor, em qualquer data, no Banco do Brasil, agencia 3587-4 c/corrente 6116-6 , favorecido: Grupo Esperança. Agradecemos muito.

 

 

 
 
 
 
©2015. Grupo Esperança – Todos os Direitos Reservados