Como está a dispensação de medicamentos para Hepatite C em SP?


O Ministério da Saúde no ultimo dia 29/02 entregou para a Secretaria de Estado da Saúde de SP, a 2ª entrega de medicamentos orais livres do interferon que contemplam cerca de 1.900 tratamentos.

A distribuição total desse quantitativo deverá ser finalizada até o final dessa semana ou início da semana que vem.

É importante que os pacientes que protocolaram a solicitação, e que estão no aguardo do medicamento, saibam que o critério do recebimento não será por ordem da data do protocolo e sim pelas avaliações clínicas que indicam os que têm prioridade para o início do tratamento.

Obviamente que nossa esperança é que em curto prazo os portadores crônicos da Hepatite C, em qualquer estágio do agravo tenham o acesso ao tratamento, e para isso todos os atores e interfaces que lidam com essa séria e incidente enfermidade precisam focar uma especial atenção na ampliação do acesso, como entre outras implementando estratégias menos burocráticas, fomentando insistentemente a baixa dos preços ou outras questões da farmacoeconomia que possibilitem a oferta de um numero maior de tratamentos.

Como alguns pacientes nos disseram o que escutaram quando foram "cobrar" dos serviços de dispensação farmacêutica, principalmente os que já estão com o tempo prometido extrapolado, percebemos que não existe uma mesma justificativa, inclusive no mesmo serviço, pois cada atendente faz uma fala diferente, o que causa ainda mais insegurança e ansiedade aos doentes.

Cientificamos para a SES SP que checará esse fato, e assim padronizará o retorno a ser dado aos ansiosos pacientes, que acreditamos ser com justificativa assertiva e fiel a realidade.

Esse assunto entrou também na pauta de hoje, dia 15/03, da reunião da Comissão de DST, Aids e Hepatites do Conselho Estadual de Saúde, quando tivemos oportunidade de participar, e que também registrou além dos conselheiros, a coordenação do Programa Estadual de Hepatites Virais de SP.

Saudações fraternais,
Jeová Pessin Fragoso
Dir Presidente
Pelo Corpo de Voluntários

Se pode e deseja colaborar com a continuidade de nossa atividade, faça depósito de qualquer valor, em qualquer data, no Banco do Brasil, agencia 3587-4 c/corrente 6116-6 , favorecido: Grupo Esperança. Agradecemos muito.

 

 

 
 
 
 
©2015. Grupo Esperança – Todos os Direitos Reservados