Resposta do Depto Nac DST Aids Hepatites à Moção de Reivindicação para Estabelecer Estratégias para Hepatite C


Prezados amigos e parceiros,

Segue abaixo resposta do Dr. Marcelo Naveira, Coordenador de Hepatites do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites/MS à Moção enviada ( http://www.grupoesperanca.org.br/news92.html ).

Acreditamos que o cenário que está trazendo angústia e ansiedade para milhares de portadores e seus familiares, possa trazer reflexão dos Estados, que gastam muito mais com procedimentos ambulatoriais da especialidade, exames de alta complexidade, internações e transplante, do que se comprassem o medicamento que está apresentando eficácia de quase 100% e sem reações adversas.

Portanto ficamos bastante satisfeitos e esperançosos mediante à resposta do Depto Nacional de DST, Aids e Hepatites/MS, ao qual agradecemos pela brevidade, e também mais ainda por já terem iniciados discussões no assunto com as Secretarias de Estado da Saúde, começando pelo Estado de São Paulo, que detém mais da metade dos pacientes notificados com a enfermidade.

Torcemos e criamos muita esperança que estratégias pactuadas das gestões do SUS, possam ampliar de fato o acesso à esse revolucionário tratamento, que já mostrou-se como o grande divisor de águas, entre a qualidade de vida e o sofrimento físico dos pacientes crônicos do HCV, como podemos dizer também, entre a vida e a morte dos que já apresentam as graves formas evolutivas da doença.

Também foram destinatários da moção citada, o Programa Estadual de Hepatites Virais do CVE/SP, e a coordenação de Controle de Doenças infectocontagiosas do município de Santos SP, local onde foi realizado o evento. Acreditamos que também irão se manifestar no assunto, pois que é de interesse de todas as iesferas de competência da saúde.

Jeová Pessin Fragoso
Pelo Corpo de Voluntários

 

Ref. Correspondência recebida em 10/05/16

‏Prezad@s membros do coletivo da MOÇÃO DE REINVINDICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ENVOLVENDO AS 3 ESFERAS PARA QUE PACTUADAS, PROPICIEM A AMPLIAÇÃO E AGILIDADE NA ENTREGA DOS NOVOS MEDICAMENTOS PARA HEPATITE C – DAAS SOFOSBUVIR, DACLATASVIR E SIMEPREVIR,

A Coordenação de Hepatites Virais do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, informa que já iniciou discussão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para alinhar estratégias e receber sugestões e reclamações dos gestores da esfera estadual.

Acreditamos que esse diálogo, imprescindível para uma unidade que corresponde não só a mais de 50% dos pacientes notificados, mas também um percentual equivalente de tratamentos dispensados nos últimos meses, será produtivo para a identificação dos obstáculos enfrentados pelas equipes de farmácia e de assistência ambulatorial especializada, fortalecendo a integralidade do Sistema Único de Saúde.

A atividade está programada para ocorrer na cidade de São Paulo durante esta semana.

Atenciosamente,
Marcelo Naveira  

 
 
 
 
©2015. Grupo Esperança – Todos os Direitos Reservados